Leia nossa Declaração Histórica
Para informações mais detalhadas confira nossa Declaração Histórica
Em 02 de janeiro de 1982 O Pr. Amadeu Teixeira, pastor da Igreja do Nazareno em Mesquita, iniciou um trabalho na casa do irmão Antonio, situada na Rua Tenente Lassance, 440 em Anchieta. O Irmão Romantiezer, com sua esposa, ficou responsável, auxiliado por alguns irmãos. O início foi de muita luta e oração. Por vezes, apenas o irmão Antonio e sua família conduzia os cultos que eram realizados uma vez por semana na varanda da residência. Nesse período foram realizados evangelismos, visitas e muitas ações sociais. Vários dirigentes e pregadores passaram pelo trabalho.
Alguns anos depois chegou o Pr. Carlos Augusto Caldas, com um grupo de jovens, assumindo o trabalho. Nessa época, com o consentimento e ajuda do irmão Antonio, uma obra foi iniciada no terreno da casa, tornando-a numa pequena igreja. Além de cultos no meio de semana, também começaram cultos aos domingos, bem como Escola Bíblica Dominical para crianças e adultos. Os evangelismos continuavam, muitas almas se renderam ao Senhor.
Após a saída do Pr. Carlos Augusto Caldas o Distrito passou por uma grande mudança e a igreja passou a pertencer ao Distrito Rio Grande-Rio. Nesse período o irmão Rodrigues assumiu o trabalho com uma equipe que daria apoio, contudo eles ficaram por pouco tempo e a igreja foi fechada.
Em 1993 o Pr. Aires Barcelos, com sua família, assumiu a igreja. Grandes coisas foram realizadas nesse período, inclusive a construção do banheiro, que ate então era usado o da residência do irmão Antonio. Realizavam visitas, cultos nos lares, e iniciaram o trabalho de assistência social. Havia duas classes de escolas dominical: crianças e adultos. Em cada conquista o nome do Senhor era exaltado. Pr. Aires e sua família permaneceu até o ano de 1997.
No mesmo ano o Pr. Claúdio Roberto tomou posse, junto à sua esposa Raquel e uma equipe de evangelismo que deram continuidade ao trabalho. Foram realizadas muitas atividades: almoços, “Jesus, mais doce que o mel”, visitas e passeios, bem como o 1º retiro. Nesse período o Pr Cláudio consagrou o Pr. Aldemir, o qual o ajudou nessa obra. Desde então a igreja não parou de crescer, até que, com a bênção de Deus, compraram o lugar onde a igreja está situada até hoje, na Rua Zanini, 43.
A obra na Rua Zanini foi iniciada e seguia a todo vapor, paralela ao trabalho na igreja da Rua Tenente Lassance. Antes mesmo da inauguração começaram alguns trabalhos no novo terreno como: Cultos jovens, E.B.F, Escola Bíblia Dominical para as crianças e adolescentes.
O Pr. Claudio e o Pr. Aldemir continuaram firmes no propósito que Deus tinha colocado em seus corações, nesse tempo a igreja ia crescendo em número e tamanho pois a construção estava linda. Até que realizaram a inauguração do novo templo em Novembro de 2003. Foi uma festa inesquecível para Honra e Glória do nosso Deus. A igreja tem realizado com muita responsabilidade a missão de resgatar almas para o Reino de Jesus, sem nunca esquecer a verdadeira essência.
O igreja do Nazareno em Anchieta ampliou suas fronteiras, com uma visão missionária, preparou a igreja do Nazareno em Rio das Ostras e enviou Pr. Aldemir, o qual assumiu o pastorado da nova igreja. O Pr. Cláudio continua pastoreando a igreja do Nazareno em Anchieta. Entre muitos trabalhos podemos destacar: Evangelismos, visitas, cultos nos lares e ao ar livre, saídas, vários eventos com crianças e jovens. Os que chegam são incluídos no meio dessa grande família que nos tornamos.
Para informações mais detalhadas confira nossa Declaração Histórica