Somos um povo cristão

Somos Um Povo CristãoComo membros da Igreja Universal, juntamo‐nos a todos os crentes na proclamação do senhorio de Jesus Cristo e na afirmação dos credos trinitários históricos da fé cristã. Damos valor à nossa herança wesleyana de santidade, considerando‐a ser um modo de compreender a verdadeira fé, de acordo com as Escrituras, a razão, a tradição e a experiência.

Estamos unidos a todos os cristãos na proclamação do Senhorio de Jesus Cristo. Cremos que, no amor divino, Deus oferece a todos os povos perdão de pecados e relacionamento restaurado. Na reconciliação com Deus, acreditamos que todos nós também devemos nos reconciliar uns com os outros, amando‐nos uns aos outros assim como temos sido amados por Deus, perdoando‐nos uns aos outros assim como temos sido perdoados por Deus. Cremos que a nossa vida em comunidade exemplifica ao mundo o caráter de Cristo. Consideramos as Escrituras como fonte primária de verdade espiritual confirmada pela razão, tradição e experiência.

Jesus Cristo é o Senhor da Igreja, a qual, no dizer do Credo Apostólico, é una, santa, universal e apostólica. Em Jesus Cristo e através do Espírito Santo, Deus o Pai oferece perdão do pecado e reconciliação a todo o mundo. Todos quantos respondem em fé à oferta de Deus, passam a ser povo de Deus. Tendo sido perdoados e reconciliados em Cristo, nós perdoamos e nos reconciliamos uns com os outros. Desta maneira, somos Igreja e Corpo de Cristo e revelamos a unidade desse Corpo. Como único Corpo de Cristo, temos “um Senhor, uma fé, um batismo”. Afirmamos a unidade da Igreja de Cristo e nos esforçamos, em todas as coisas, por preserva‐la (Efésios 4:5,3).

Jesus Cristo é santo e Senhor. Por esta razão, a Igreja de Cristo não somente é una, como também santa. Assim como Cristo, o Cabeça, é santo, também é santa a Sua Igreja, em cada uma das suas partes (seus membros), como também na sua totalidade (Corpo). A Igreja é tanto santa como, ao mesmo tempo, é chamada a ser santa. Ela é santa porque é o Corpo de Cristo, que Se tornou para nós justiça e santidade. Ela é chamada por Deus a ser santa, por Aquele que, antes da fundação do mundo, nos chamou a ser santos e irrepreensíveis. Como único Corpo de Cristo, nossa vida comunitária, como igreja, deve incorporar o caráter santo de Cristo, que despojou de Si mesmo e tomou a forma de servo. Afirmamos a santidade da Igreja de Cristo, tanto como uma dádiva como também uma chamada.

Jesus Cristo é o Senhor da Igreja. Por esta razão, a Igreja não é apenas una e santa mas também universal, incluindo todos que afirmam as crenças essenciais da fé cristã. Nós afirmamos a fé apostólica que tem sido abraçada por todos os cristãos, em toda a parte e em todos os tempos. Abraçamos o conceito de John Wesley acerca do espírito universal, pelo qual temos comunhão com todos quantos afirmam a centralidade vital das Escrituras, e estendemos tolerância àqueles que discordam de nós em assuntos não essenciais à salvação.

Jesus Cristo é o Senhor das Escrituras. Por esta razão, a Igreja não é apenas una, santa e universal, mas é também apostólica. Ela é edificada nos fundamentos dos apóstolos e profetas, devotando‐se continuamente aos ensinos dos apóstolos. A Igreja olha especialmente para as Escrituras, considerando‐as a única norma de fé e vida. O senhorio de Jesus Cristo sobre as Escrituras significa que também as compreendemos através do testemunho do Espírito Santo, porque elas testificam de Jesus. Para confirmar e corrigir nossa compreensão das Escrituras, honramos e damos atenção aos antigos credos e a outras vozes da tradição cristã que fielmente explicam as Escrituras. Nós permitimos, também, que a nossa compreensão das Escrituras seja guiada pela voz do Espírito Santo falando‐nos pelo arrependimento, fé e afirmação. Finalmente, testamos nossa compreensão das Escrituras procurando a razão e a coerência do seu testemunho acerca de Jesus Cristo.

Somos chamados, especialmente, a testificar da santidade da Igreja de Jesus Cristo, conforme a nossa tradição wesleyana de santidade. Afirmamos os princípios de salvação apenas pela graça, através da fé em Jesus Cristo nosso Salvador. Ao fazer isso, continuamos a afirmar que a Igreja de Cristo é una, universal e apostólica. Mas nossa chamada especial é manter diante dos olhos do mundo e da Igreja a centralidade da santidade, e incentivar o povo de Deus a viver na plenitude do amor santo do Pai. Por esta razão, afirmamos o entendimento wesleyano de santidade da fé cristã e procuramos permanecer fiéis aos seus ensinamentos essenciais: a graça preveniente de Deus e os meios da graça, arrependimento, fé, novo nascimento, justificação, inteira santificação, certeza da salvação, a comunidade cristã e suas disciplinas, bem como a perfeição do amor.