Somos um “povo enviado”, que responde ao chamado de Cristo e capacitado pelo Espírito Santo para ir por todo o mundo, testemunhando o senhorio de Cristo e participando com Deus na edificação da Igreja e extensão do Seu Reino (Mateus 28:19‐20; 2 Coríntios 6:1). Nossa missão (a) começa na adoração; (b) ministra ao mundo em evangelismo e compaixão; (c) estimula crentes a prosseguirem para a maturidade cristã através do discipulado; e (d) prepara mulheres e homens para o serviço cristão através da educação cristã de ensino superior.
A. NOSSA MISSÃO DE ADORAÇÃO
A missão da igreja no mundo começa com a adoração. E quando nos congregamos diante de Deus em adoração, cantando, ouvindo a leitura pública da Bíblia, dando nossos dízimos e ofertas, orando, ouvindo a pregação da Palavra, batizando e participando da Santa Ceia – então sabemos mais claramente o que significa ser povo de Deus. Nossa crença de que a obra de Deus no mundo é feita primariamente através de congregações que adoram, leva‐nos a entender que a nossa missão inclui receber novos membros na comunhão da igreja e organizar novas congregações voltadas ao mesmo propósito.
A adoração é a mais elevada expressão do nosso amor a Deus. É adoração centralizada em Deus, honrando Aquele que por Sua graça e misericórdia nos redime. O contexto primário da adoração é a igreja local, onde se reúne o povo de Deus, não em experiência egocêntrica ou para a auto‐glorificação, mas para uma entrega e oferta de si mesmo. Adoração é a igreja em serviço amoroso e obediente a Deus.
A adoração é a primeira responsabilidade e privilégio do povo de Deus. É a reunião, diante de Deus, da comunidade da aliança em proclamação e resposta celebrativa de quem Ele é, o que tem feito e do que promete fazer.
A igreja local em adoração situa‐se no centro da nossa identidade. A Igreja do Nazareno é, essencialmente, um agregado de congregações de adoração, e é na igreja local e através dela que a nossa missão é cumprida. A missão da igreja encontra seu sentido e orientação na adoração. É na pregação da Palavra, na celebração dos sacramentos, na leitura pública das Escrituras, no cântico de hinos e coros, na oração corporativa e na apresentação de nossos dízimos e ofertas que compreendemos mais claramente o que significa ser povo de Deus. É na adoração que entendemos mais claramente o que significa participar com Deus na obra da redenção.
B. NOSSA MISSÃO DE COMPAIXÃO E EVANGELISMO
Como povo consagrado a Deus, compartilhamos Seu amor pelo perdido e Sua compaixão pelo pobre e quebrantado. O Grande Mandamento (Mateus 22:36‐40) e a Grande Comissão (Mateus 28:19‐20) nos compele ao evangelismo mundial, à compaixão e à justiça. Para este fim, nós nos comprometemos a convidar pessoas à fé, a cuidar dos necessitados, nos levantarmos contra a injustiça e a favor do oprimido, a trabalhar para proteger e preservar os recursos da criação de Deus e incluir na nossa comunidade todos os que clamam pelo nome do Senhor.
Através da sua missão no mundo, a Igreja demonstra o amor de Deus. A história da Bíblia é a história de Deus reconciliando Consigo mesmo o mundo, essencialmente através de Jesus Cristo (2 Coríntios 5:16‐21). A Igreja é enviada ao mundo para participar com Deus neste ministério de amor e reconciliação através de evangelismo, compaixão e justiça.
A Grande Comissão e o Grande Mandamento são essenciais à compreensão da nossa missão. São duas expressões de uma só missão, duas dimensões da mensagem singular do Evangelho. Jesus, que nos ordenou: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” e “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:37,39), também nos ordena: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando‐os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando‐os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mateus 28:19‐20).
A missão da Igreja no mundo abrange toda a humanidade, visto que todo o povo, tendo sido criado à imagem de Deus, tem extremo valor. É nossa missão amar e valorizar pessoas como são amadas e valorizadas por Deus, que busca dar‐lhes paz, justiça e salvação do pecado, através de Jesus Cristo. É nossa missão ter compaixão e cuidar dos que padecem necessidades. É nossa missão opor sistemas sociais e políticos que desvalorizam ou oprimem o povo.
A missão da igreja estende‐se à pessoa integralmente. Deus nos criou como seres humanos completos, e é nossa missão ser ministros do amor de Deus à pessoa na sua totalidade – corpo, alma e espírito. A nossa missão de evangelismo, compaixão e justiça é singular e integrada, envolvendo pessoas nas suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.
A missão da Igreja no mundo estende‐se a toda a humanidade porque Jesus Cristo veio ao mundo para salvar todos os que invocam o Seu nome. Como povo de Deus, é nosso privilégio e responsabilidade compartilhar as boas novas do Evangelho a todos que ouvirão. Seja em cultos públicos ou em testemunho pessoal, nossa paixão é aproveitar cada oportunidade para convidar as pessoas a fé em Jesus Cristo.
A missão da igreja no mundo estende‐se a todos os povos porque o Espírito Santo, no Pentecostes, foi derramado sobre toda a humanidade (Atos 2). É nossa missão apresentar o Evangelho de salvação através de Jesus Cristo a todas as pessoas na terra. Somos capacitados pelo Espírito Santo a ir a todo o mundo proclamando o Reino e participando com Deus na construção da igreja.
É com um espírito de esperança e otimismo que abraçamos a missão que Deus nos confiou aqui na terra. É mais que uma expressão de cuidado ou de esforço humano. A nossa missão é responder ao chamado de Deus. É nossa participação com Deus na missão do Reino de reconciliação. É o testemunho fiel da igreja e a expressão do amor de Deus no mundo, em evangelismo, compaixão e justiça. É nossa fé na capacidade da graça de Deus de transformar vidas de pessoas quebrantadas pelo pecado, restaurando‐as à Sua imagem.
C. NOSSA MISSÃO DE DISCIPULADO
Nós nos comprometemos a ser discípulos de Jesus e convidar outras pessoas para se tornarem Seus discípulos. Com isto em mente, nós nos comprometemos a prover meios (Escola Dominical, Estudos Bíblicos, pequenos grupos de responsabilidade mútua, etc.) através dos quais os crentes são estimulados a crescer na sua compreensão da fé cristã e no seu relacionamento uns com os outros e com Deus. Cremos que o discipulado inclui submetermo‐nos à obediência a Deus e às disciplinas da fé. Cremos que devemos ajudar uns aos outros a viver uma vida santa através de apoio mútuo, comunhão cristã e responsabilidade mútua em amor. Wesley disse: “Deus nos deu uns aos outros para fortalecermos as nossas mãos mutuamente”.
O discipulado cristão é um estilo de vida. É o processo de aprender como Deus deseja que vivamos neste mundo. À medida que aprendemos a viver em obediência à Palavra de Deus, em submissão às disciplinas da fé e em responsabilidade recíproca, começamos a compreender a verdadeira alegria da vida disciplinada e do significado cristão de liberdade. O discipulado não é mero esforço humano, submissão a regras e regulamentos. E o meio através do qual o Espírito Santo gradualmente nos leva à maturidade em Cristo. É através do discipulado que nos tornamos pessoas de caráter cristão. O objetivo final do discipulado é ser transformado à imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18).
Ao estudar e meditar nas Escrituras, os cristãos descobrem fontes de refrigério em cada vale sedento em sua jornada de discipulado. Revigorados pela lavagem da Palavra, refinados pela imersão na Palavra, bebendo profundamente as verdades da Palavra, os discípulos descobrem, para sua feliz surpresa, que estão sendo transformados “pela renovação da sua mente” (Romanos 12:2). O caminho cristão abre‐se à frente deles como uma estrada principal e livre. Impulsionados por Deus, avançam em um estilo de vida que ofusca valores meramente humanos e culturais. Refrescados pela fonte da Palavra, discípulos dão e gastam suas vidas em serviço que transcende o “eu”.
Nós afirmamos o valor vital de disciplinas espirituais clássicas no treinamento de homens e mulheres como discípulos de Cristo. As disciplinas de oração e jejum, adoração, estudo individual, cultos e simplicidade são, ao mesmo tempo, expressões naturais e compromissos intencionais na vida do crente.
O discipulado requer apoio e responsabilidade mútua em amor. Pela nossa própria capacidade, poucos poderiam desenvolver disciplinas espirituais que levam à maturidade cristã. Cremos que somos estimulados ao apoio mútuo provido através de meios como classes de Escola Dominical, grupos de discipulado, grupos de estudo bíblico, reuniões de oração, grupos de responsabilidade mútua e orientação cristã como sendo necessários à nossa formação e maturidade. Reconhecendo hoje o papel da responsabilidade mútua nas reuniões de classes nos tempos de John Wesley, somos encorajados a apoiar sua importância e lugar na congregação cristã contemporânea.
D. NOSSA MISSÃO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ SUPERIOR
Nós nos comprometemos à educação cristã, pela qual homens e mulheres são equipados para uma vida de serviço cristão. Nos nossos Seminários, Escolas Bíblicas, Faculdades e Universidades, nós nos comprometemos a cultivar o conhecimento, o desenvolvimento do caráter cristão e a equipar os nossos líderes a cumprirem o chamado de Deus ao serviço na igreja e no mundo.
A educação cristã superior ocupa um lugar central na missão da Igreja do Nazareno. Nos primeiros anos da Igreja do Nazareno foram organizadas instituições cristãs de ensino superior, com o propósito de preparar homens e mulheres de Deus, para liderança e serviço cristão no avanço global do reavivamento Wesleyano de santidade. O nosso compromisso contínuo para com a educação cristã superior, através dos anos, tem produzido uma rede mundial de Seminários, Escolas Bíblicas, Faculdades e Universidades.
A nossa missão de educação cristã superior vem, diretamente, do que significa ser povo de Deus. Temos que amar a Deus de todo o nosso coração, alma e entendimento. Por isso, temos de ser bons mordomos no desenvolvimento de nossas mentes, nossos recursos acadêmicos e na aplicação de nossos conhecimentos. À luz disto nós nos comprometemos à busca aberta e honesta do conhecimento e da verdade, ajustados à integridade da nossa fé cristã. A educação cristã superior é uma arena essencial para o desenvolvimento da mordomia das nossas mentes. Destina‐se a ser uma arena caracterizada pela discussão e descoberta da verdade e conhecimento de Deus e de toda a criação de Deus.
Na educação cristã superior a fé não é compartimentada, mas está maravilhosamente integrada com o conhecimento enquanto que a fé e a aprendizagem desenvolvem‐se juntas. Desta forma, a pessoa é cultivada integralmente em cada área do pensamento e da vida, compreendida em relação ao desejo e projeto de Deus. O caráter cristão e o equipamento de líderes cristãos para o serviço na igreja e no mundo são forjados no contexto da aprendizagem acerca de Deus, da humanidade e do mundo. Este compromisso da educação cristã superior, para a formação da pessoa integralmente, é crucial ao desenvolvimento cristão de homens e mulheres para uma liderança missional na Igreja e no mundo.
Como povo redimido, chamado à semelhança com Cristo e enviado ao mundo como agente do amor de Deus, participamos com Deus na tarefa de redimir a humanidade. A educação cristã superior contribui, de maneira significativa, para que sejamos capazes de cumprir nossa missão e é necessária para um serviço efetivo a Deus nas nossas diferentes vocações. Nossa participação fiel na obra redentora de Deus requer que levantemos homens e mulheres de Deus que possam assumir seus lugares como servos cristãos na igreja e no mundo.
O mundo no qual somos chamados a servir torna‐se mais estreitamente conectado e profundamente complicado a cada dia. Enquanto a obra redentora de Deus avança, nesta e em futuras gerações, o nosso testemunho fiel ao senhorio de Cristo e participação efetiva com Deus na edificação da igreja continuará a exigir um compromisso fundamental para com a educação cristã superior.