Somos um povo de santidade

Somos Um Povo De Santidade

Deus, que é santo, nos chama a viver uma vida de santidade. Cremos que o Espírito Santo procura fazer em nós uma segunda obra da graça, conhecida por vários termos, incluindo “inteira santificação” e “batismo com o Espírito Santo” – limpando‐nos de todo pecado; restaurando em nós a imagem de Deus; dando‐nos poder para amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força, e ao próximo como a nós mesmos; e produzindo em nós o caráter de Cristo. A santidade na vida dos crentes é mais claramente compreendida como “semelhança a Cristo”.

Porque nós somos chamados pelas Escrituras e atraídos pela graça a adorar a Deus e a amá‐Lo de todo o coração, alma, mente e força, e ao próximo como a nós mesmos, nos entregamos inteira e completamente a Deus, crendo que podemos ser “inteiramente santificados”, como uma segunda experiência de crise. Cremos que o Espírito Santo nos convence, limpa, enche e dá poder, enquanto a graça de Deus nos vai transformando, dia após dia, num povo de amor, de disciplina espiritual, de pureza ética e moral, de compaixão e justiça. É o trabalho do Espírito Santo que nos restaura à imagem de Deus e produz em nós o caráter de Cristo.

Cremos em Deus Pai, o Criador que chamou à existência o que ainda não existia. Outrora não existíamos, porém Deus nos chamou à existência, fez‐nos para Ele e nos formou à Sua própria imagem. Fomos comissionados a levar, restaurada em nós, a imagem de Deus: “Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem‐se e sejam santos, porque eu sou santo” (Levítico 11:44).

Jesus Cristo nos revelou o Deus único e santo, e foi para nós o modelo de adoração e vida santa. Nosso intenso desejo de ser um povo de santidade está enraizado na própria santidade de Deus. A santidade de Deus refere‐se à Sua deidade, Sua absoluta singularidade como ser. Não há ninguém como Ele em majestade e glória. A resposta humana apropriada, na presença de tão glorioso ser, é adorá‐Lo como Deus. A santidade de Deus é expressa em Seus atos graciosos de redenção. O encontro com o Deus que Se revela e dá a Si mesmo faz a adoração possível, e a adoração torna‐se a via principal para O conhecermos. Nós adoramos o Deus santo e redentor amando o que Ele ama.

Nossa adoração ao grande e gracioso Deus assume formas muito variadas. Frequentemente, ela tem a forma de louvor e oração com a comunidade de fé. Ela também se expressa em atos de devoção privada, ações de graças, adoração e obediência. Compartilhando a fé em evangelismo; ter compaixão para com o próximo; trabalhar em prol da justiça; e retidão moral são todos atos de adoração perante o Deus de ardente santidade. Mesmo as tarefas normais da vida tornamse atos de adoração e ganham um significado sacramental quando a adoração ao Deus santo torna‐se o nosso estilo de vida.

Jesus possibilitou nossa compreensão da santidade através de Sua vida, sacrifício e ensinamentos encontrados nos Evangelhos, particularmente no Sermão da Montanha (Mateus 5‐7). Como um povo de santidade, procuramos ser como Jesus em cada atitude e ação. Por Sua graça, Deus possibilita aos crentes que O adoram de todo o coração a viverem à semelhança de Cristo. Entendemos ser esta a essência da santidade.

Deus também nos deu o dom e a responsabilidade da escolha. Porque nascemos com uma tendência para o pecado, somos inclinados a escolher o nosso próprio caminho em vez do caminho de Deus (Isaías 53:6). Tendo corrompido a criação de Deus com o nosso pecado, estamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). Se vamos viver de novo espiritualmente, Deus, Aquele que chama à existência o que não existe, tem de graciosamente nos criar novamente através dos atos redentores do Seu próprio Filho.

Cremos que Deus entrou, de modo singular no nosso mundo, através da encarnação do Seu Filho unigênito, Jesus, o Nazareno, o histórico Deus‐Homem. Jesus veio para restaurar em nós a imagem de Deus, possibilitando‐nos a ser um povo santo. Cremos que a santidade na vida do crente é o resultado tanto de uma experiência de crise como de um processo que dura a vida inteira. Após a regeneração, o Espírito do nosso Senhor nos leva, pela graça, à consagração de toda a nossa vida a Ele. Então, pelo ato divino da inteira santificação, também chamado de batismo com o Espírito Santo, Ele nos limpa do pecado original e nos enche com Sua santa presença. Ele nos aperfeiçoa em amor, possibilita que vivamos em retidão moral e nos capacita a servir!

O Espírito de Jesus trabalha em nosso interior para reproduzir em nós Seu próprio caráter de amor santo. Ele nos capacita “a revestir‐se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade” (Efésios 4:24). Ser como Deus é ser como Jesus. Ao ser restaurada em nós a imagem divina no ato de Deus da inteira santificação, reconhecemos que ainda não chegamos ao cume da espiritualidade; o nosso alvo ao longo da vida é a semelhança com Cristo em cada palavra, pensamento e ação. Por submissão contínua, obediência e fé, cremos que “segundo a sua imagem [a de Cristo] estamos sendo transformados com glória cada vez maior” (2 Coríntios 3:18).

Participamos ainda mais neste processo ao vivermos uma vida de adoração, expressa de muitas formas, tais como abraçando a prática de disciplinas espirituais, a comunhão e a responsabilidade de participar na igreja local. Como um corpo de crentes em uma congregação específica, esforçamo‐nos por ser uma comunidade à semelhança de Cristo, adorando a Deus de todo o coração e recebendo Suas dádivas de amor, pureza, poder e compaixão.

Como um povo de santidade, não existimos em um vazio histórico e eclesiástico. Nós nos identificamos com o Novo Testamento e a Igreja Primitiva. Nossos Artigos de Fé claramente nos situam na tradição do cristianismo clássico. Nós nos identificamos com a tradição Arminiana da graça gratuita – Jesus morreu por todos – e da liberdade humana – a capacidade dada por Deus a todos de escolhe‐Lo e a salvação. Traçamos também a nossa herança eclesiástica no Reavivamento Wesleyano do século XVIII e nos Movimentos de Santidade dos séculos XIX e XX.

Através dos séculos o povo de santidade tem tido uma “magnífica obsessão” por Jesus. Nós adoramos Jesus! Amamos Jesus! Pensamos em Jesus! Falamos de Jesus! Vivemos para Jesus! Para nós, esta é a essência e a marca da santidade. Isto é que caracteriza o povo de santidade.