Igreja das Filipinas discípula crianças através de esportes

Igreja das Filipinas discípula crianças através de esportes

O Pastor Stephen Gualberto, da Igreja do Nazareno de GMA, em Cavite, Filipinas, adotou a incorporação de crianças e jovens em sua igreja para um novo nível.

Sua abordagem é simples: envolva os jovens em um esporte com o seguinte plano para cada equipe.

  • 1 treinador – Um jovem líder que é maduro em sua fé com um amor por um esporte específico.
  • 1 assistente de treinador – Um líder emergente sendo orientado pelo treinador.
  • 6 jogadores – Indivíduos que não são cristãos, não cristãos ou pré-cristãos.

Os jogadores são recrutados pessoalmente pelos treinadores ou encaminhados por outros jogadores, e as equipes são limitadas a seis jogadores para que os treinadores possam acompanhar cada jogador e conectá-los a um nível pessoal.

“Todo jogador é um discípulo, cada treinador é um catalisador e cada quadra é uma igreja”, disse Gualberto.

As equipes são encorajadas a se encontrar durante a semana para a prática, exercícios de construção de equipes e companheirismo, bem como um discipulado individual. Os sábados são reservados para adoração, estudo da Palavra e companheirismo junto com os jogos. Eles chamam esse samba-laro (adoração e jogo).

Para ter certeza de que todos os treinadores estão equipados para discipular seus jogadores, o atendimento em um grupo de capacitação de discipulado semanal é uma obrigação, que inclui o treinamento da Política de Proteção à Criança da igreja.

A igreja de Gualberto agora tem seis equipes de basquete e planeja começar pelo menos duas equipes de vôlei no próximo mês com o mesmo modelo.

Além do pastoreio, Gualberto é o coordenador de campo para as Filipinas e a Micronésia. Ele está colocando seu “plano de jogo” em prática em sua própria igreja e comunidade, bem como encorajando aqueles em seu campo a fazer o mesmo. Ao fazer isso, espero demonstrar a eficácia de tal abordagem ao mesmo tempo em que convida as igrejas em todo o campo a se engajarem em abordagens semelhantes para envolver e discipular intencionalmente crianças e jovens. Gualberto planeja lançar este modelo através da Juventude Nazarena Internacional em todo o seu campo em breve.

compartilhe

Equipe de comunicação do site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *